Gestão de Licenciamentos e Obras

Projetos Técnicos Completos e Simplificados

Saiba o que são Projetos Técnicos Completos e Projetos Técnicos Simplificados

Está em dúvida sobre o que são projetos técnicos? Primeiro você precisa saber que existem dois tipos de projetos técnicos. Os projetos técnicos completos e os projetos técnicos simplificados.

Nesse artigo você vai entender quais são as diferenças entre esses dois projetos, qual a importância desses projetos e muito mais. Continue acompanhando o post para saber mais detalhes e boa leitura!

O que são projetos técnicos e quais suas diferenças?

Como falei anteriormente, há dois tipos de projetos técnicos. Os projetos técnicos completos e os projetos técnicos simplificados. O projeto técnico simplificado é um processo feito para regularizar a edificação junto ao Corpo de Bombeiros. Dentro desse projeto, é possível obter o AVCB ou CLCB.

Para que o projeto se enquadre em técnico simplificado, a área de risco ou edificação devem cumprir várias exigências. Essas exigências podem ser consultadas por meio do Corpo de Bombeiros.

O projeto técnico completo é exigido para edificações que possuem um risco maior de incêndios ou outros acidentes. Para que o projeto seja iniciado, é preciso que haja uma vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros. Apenas depois disso é que o projeto é iniciado.

Agora que você sabe o que são projetos técnicos, vamos dar ênfase em alguns detalhes do projeto técnico simplificado. Saiba abaixo quais são os requisitos para esse tipo de projeto.

Conheça alguns dos requisitos para realizar um projeto técnico simplificado
Para que a edificação se enquadre em um projeto técnico simplificado, é preciso que a área construída seja menor ou igual a 750 m². Porém, é preciso desconsiderar:

  • Telhados com laterais abertas que são destinados para caixas d’água, tanques ou outros itens.
  • Outras instalações que não possuam área superior a 10 m² também devem ser desconsideradas.
  • Beiras de telhado e platibandas com até três metros de projeção.
  • Passagens cobertas que possuam largura máxima de até três metros com laterais cobertas. Normalmente, essas passagens são destinadas apenas a circulação de pessoas e mercadorias.
  • As coberturas de bombas de combustível e de praças de pedágio. Não devem ser abertas na lateral e nem serem usadas para outros fins.
  • Reservatórios de água.
  • Escadas enclausuradas.
  • Dutos de ventilação das saídas de emergência.
  • Piscinas, vestiários, banheiros e áreas semelhantes.

A edificação deve possuir até três pavimentos. Pavimentos como o subsolo que são usados apenas como estacionamento, por exemplo, podem ser desconsiderados. Além disso, a área de risco ou edificação devem comportar até 250 pessoas.

Há alguns outros requisitos que precisam ser considerados. Você pode entrar em contato com a Ronil Engenharia para saber mais detalhes sobre eles.

Como solicitar o pedido de vistoria de um Projeto Técnico Simplificado?

Depois que você ter certeza que a sua edificação faz parte de um Projeto Técnico Simplificado, você pode solicitar a vistoria. Você pode fazer a solicitação por meio do sistema Via Fácil do Corpo de Bombeiros.

Porém, é importante ressaltar que antes de solicitar a vistoria, todos os equipamentos de segurança contra incêndio precisam estar instalados. O prazo de validade da recarga dos extintores também precisam estar em dia.

Agora que você já sabe o que são projetos técnicos, vale lembrar que o PT Simplificado é usado para regularizar pequenas edificações. O processo é bem simples e qualquer pessoa pode fazer a solicitação do oficial. Só é preciso fazer um cadastro no sistema Via Fácil do Corpo de Bombeiros.

Já o Projeto Técnico Completo exige a apresentação da planta de incêndio para análise e aprovação. Caso haja alguma irregularidade, o responsável e proprietário terá um tempo para se adequar as conformidades. Depois disso, ele poderá solicitar uma segunda vistoria que não será cobrada.
A taxa de vistoria pode ser consultada no site do Corpo de Bombeiros.

Agora você sabe o que são projetos técnicos simplificados e completos. Qualquer dúvida você pode entrar em contato com um de nossos profissionais. Possuímos atendentes capacitados para responder suas perguntas. Não hesite em nos contatar.

Comments are closed.