Gestão de Licenciamentos e Obras

Diferença entre o AVCB e CLCB

Entenda a diferença entre o AVCB e CLCB

Você sabe qual é a diferença entre AVCB e CLCB? Os dois são documentos oficiais emitidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado. Mas, você sabe para que eles servem?

Atualmente, aqui no Brasil, há algumas legislações de âmbito federal, estadual e municipal que falam sobre regras e normas sobre segurança e prevenção de incêndios. Essas medidas foram adotadas para que a lei pudesse ser cumprida, evitando assim que acidentes acontecessem.

Dentre essas medidas, estão o AVCB e CLCB. Nesse artigo você vai saber mais detalhes sobre a criação desses documentos e quais são as diferenças entre eles. Não deixe de conferir e boa leitura!

Antes de entender a diferença entre AVCB e CLCB, saiba como esses documentos foram criados.
Esses documentos foram criados para facilitar a regularização de edificações. Essa é uma medida que discorre sobre o projeto técnico simplificado, a reedição da Instrução Técnica de número 42.

Por meio dessa reedição, foi criado o CLCB. A sigla significa Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros. Já o AVCB foi modificado. Esse significa Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O primeiro visa atender projetos mais simples. O segundo atende projetos mais complexos.

A principal diferença entre AVCB e CLCB

A diferença principal é que o CLCB é usado em construções com até 750 m². Porém, não é apenas isso.
O Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento que comprova que a edificação considerada de maior risco passou por uma vistoria. Dessa forma, a edificação atende todos os critérios de segurança e prevenção de acidentes.

É o Atestado que mostra que a edificação está adequada em todas as medidas técnicas e estruturais necessárias em casos de pânico e incêndio. Já o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros possui a mesma autenticidade do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Porém, o Atestado é usado para edificações que possuem baixo risco para acidentes. Há ainda outra diferença, além do perfil da edificação. O AVCB é necessariamente emitido através de vistoria. Já o CLCB não é assim.

Esse último pode ser emitido logo depois do pagamento dos emolumentos. Assim, a vistoria acontece por amostragem.

Vale ressaltar que tanto o Atestado de Vistoria como o Certificado de Licença precisam de um engenheiro responsável. Esse engenheiro vai se encarregar que todas as medidas de segurança da edificação sejam cumpridas.

Como fazer CLCB? Precisa de ART?

Agora que você sabe o que significa CLCB e AVCB. Provavelmente, está se perguntando como fazer esses documentos. Afinal, essas dúvidas são bem frequentes. É preciso que você saiba que, mesmo se tratando de um projeto mais simples, algumas exigências se fazem necessárias.

Em primeiro lugar, o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros precisa sim de ART. Porém, não precisa de projeto. Além disso, o documento oficial pode ser feito por meio do site Via Fácil, assim como qualquer outro documento oficial do Corpo de Bombeiros.

Vale ressaltar também que para fazer o documento, é preciso de uma empresa especializada. Escolha uma empresa que seja comprometida com todos os detalhes e segurança. A Ronil trabalha dentro de todas as conformidades.

Você pode obter ou renovar o seu CLCB e AVCB com ajuda da nossa empresa. Para isso, basta que você entre em contato conosco. Forneceremos informações detalhadas de tudo que você precisa para obter o seu CLCB ou AVCB.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Temos uma equipe preparada para lhe dar o melhor atendimento para que você alcance os melhores resultados na execução da sua obra.

Agora você sabe qual a diferença entre AVCB e CLCB. Entre em contato conosco para receber mais informações. Até mais!

Comments are closed.